Publicidade na web e em outdoor deve pagar tributo
31 de outubro de 2012
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou ontem um projeto de lei que tenta reforçar o caixa dos municípios e acabar com incertezas na incidência de impostos sobre a inserção de publicidade na internet e em outdoors.
Elaborado pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), o projeto seguiu para o plenário do Senado em regime de urgência.
A proposta prevê a cobrança de ISS (Imposto sobre Serviços) sobre a publicidade em meios que não sejam livros, jornais, periódicos, rádio e televisão.
Segundo o parecer do CAE, uma lacuna jurídica abria brecha para o não recolhimento do tributo.
No lugar, previa o pagamento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) por agências de publicidade que utilizam esses meios de comunicação aos Estados. A troca havia sido proibida pelo Supremo Tribunal Federal.
Isso é um avanço. Quem administrou prefeituras sabe o quanto isso é importante para a reorganização de municípios médios, disse o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). O projeto foi elogiado por integrantes da oposição.
Além da aprovação do requerimento de urgência, os senadores fecharam um acordo para evitar que o texto fosse alterado e, assim, retornasse à Câmara. Deve ser aprovado com apenas um veto da presidente Dilma Rousseff.
Folha de S. Paulo
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