CORREIO BRAZILIENSE - POLÍTICA
Marcus Vinícius à frente da OAB
Compartilhar
O advogado Marcus Vinícius Furtado Coêlho foi eleito, ontem à noite, presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para um mandato de três anos. Ele já havia exercido o cargo de secretário-geral da entidade durante a gestão de Ophir Filgueiras Cavalcante Júnior, encerrada com a sua vitória contra Alberto de Paula Machado, que ocupava o cargo de vice-presidente da Ordem no mesmo período.
Ambas as chapas contavam com membros acusados de improbidade administrativa pelo Ministério Público, inclusive o presidente eleito, o que não impediu a realização do pleito. A eleição aconteceu na sede da OAB, em Brasília, e contou com 81 votos, de todos os Conselheiros Federais da entidade, recém-eleitos em 26 estados e no Distrito Federal.
]A chapa OAB Independente, Advogado Valorizado recebeu 64 votos, enquanto a adversária, OAB Ética e Democrática, teve 16. Foi computado ainda um voto em branco. O amplo apoio dos conselheiros federais a Marcus Vinícius foi manifestado no momento em que ele se dirigiu à cabine de votação. Diferentemente do concorrente, ele foi ovacionado com uma salva de palmas.
Ideologia
Em pronunciamento após a vitória, o piauiense Marcus Vinícius afirmou que a ideologia da OAB deve ser a Constituição Federal e, o seu partido, o Estado Democrático de Direito. Ele disse ainda que a OAB terá que participar das discussões dos grandes temas da República, como a reforma política e o financiamento democrático de campanhas eleitorais. Antes de chegar à presidência da entidade, o advogado havia exercido três mandatos consecutivos como conselheiro federal da OAB pelo Piauí e integrou a Comissão de Juristas para elaboração da revisão do Código de Processo Civil, além de ter participado da Comissão do Senado responsável pela edição do Código Eleitoral.
Para Henrique Mariano, conselheiro federal eleito por Pernambuco, a nova gestão representa uma continuidade em relação à anterior, na defesa do exercício da advocacia e dos interesses da sociedade. Pela expressiva votação recebida, o novo presidente tem total legitimidade para implementar as ações propostas durante a campanha.
Formado pela Universidade Federal do Piauí e doutorando em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, Marcus Vinícius representará os mais de 822 mil advogados brasileiros e se comprometeu a fortalecer e valorizar a categoria. A cerimônia de posse está marcada para a manhã de hoje. O mandato dos eleitos vai até 31 de janeiro de 2016.
Étore Medeiros
|