15/05/2013
Imposto de trabalhadores de mesma renda pode variar até 10 vezes, diz BID

Imposto de trabalhadores de mesma renda pode variar até 10 vezes, diz BID

15 de maio de 2013

RAUL JUSTE LORES

Um novo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) diz que o Brasil é o campeão em desigualdade horizontal na hora de pagar impostos.

Ou seja, apresenta a maior diferença entre o que é cobrado a trabalhadores com a mesma renda, apenas pelo regime fiscal escolhido.

Um trabalhador em uma empresa de um funcionário só, que paga o imposto Simples como pessoa jurídica, contribui com o equivalente a um décimo do que paga o assalariado de igual renda com carteira assinada.

Em outros países da região, a diferença é irrisória, como no Chile, ou de menos de 3 vezes, como no México.

O estudo de 388 páginas será lançado hoje na sede do banco em Washington. Nele, confirma-se que o Brasil tem a maior carga tributária da América Latina e que é o país do mundo em que são necessárias mais horas para se preencher e pagar impostos (são 2.600 por ano).

Sabemos que a Receita Federal brasileira é moderna e já usa vários procedimentos on-line. Mas o sistema tributário é complexo demais, há 15 impostos aonde deveriam haver 3 ou 4. Só no consumo, há 5 impostos incidindo sobre cada mercadoria, disse à Folha uma das autoras da pesquisa, a economista argentina Ana Corbacho.

NOTÍCIAS FISCAIS
« VOLTAR