Apple fica um ano sem pagar impostos no Reino Unido
3 de julho de 2013
Empresa teria usado esquema de desvio de lucros para enganar sistema tributário de vários países
A Apple não pagou impostos sobre suas subsidiárias do Reino Unido no ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Financial Times.
A companhia usou deduções fiscais concedidas por premiações de funcionários para reduzir suas obrigações tributárias no Reino Unido durante o ano fiscal terminado em setembro de 2012, diz o FT. Sendo que no ano anterior os impostos no país totalizaram 11,4 milhões de libras.
Juntas, as principais filiais britânicas Apple, Apple Europe e Apple Reatil UK obtiveram lucro sem impostos de 78 milhões de libras. As deduções fiscais, entretanto, foram de 27,7 milhões de libras.
As informações reafirmam um esquema, denunciado pelo Senado dos Estados Unidos, que ajuda a empresa da maçã a desviar os lucros para a Irlanda, na intenção de pagar menos taxas sobre suas filiais no exterior a alíquota em 2012 foi inferior a 2%.
Desde maio se fala sobre a política tributária da Apple. Foi quando o Senado dos EUA afirmou que a empresa evitou o pagamento de US$ 10 bilhões em impostos no país. Pouca coisa foi lucrada em muitos países, o que consequentemente baixou o valor das taxas, pois os direitos aos bens vendidos estavam registrados na Irlanda.
Em 2011, 84% dos lucros operacionais internacionais da Apple partiram para a filial irlandesa Apple Sales International que nem residência fiscal possui e paga impostos a uma taxa de 0,05%.
Olhar Digital
|