26/11/2013
Comissão discutirá com ministro divisão entre municípios de ISS sobre cartão de crédito

Comissão discutirá com ministro divisão entre municípios de ISS sobre cartão de crédito

25 de novembro de 2013


A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio convidou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLP) 34/11, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que estabelece que o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) decorrente do uso de cartões de débito e crédito seja recolhido aos cofres dos municípios onde ocorrem as vendas presenciais de qualquer bem.

A audiência pública está marcada para 3 de dezembro, às 14 horas.

A proposta altera a Lei do ISS (Lei Complementar 116/03) e visa estabelecer a justiça tributária na divisão do imposto. Hoje o ISS é destinado aos cofres das cidades que abrigam as sedes das operadoras dos cartões.

O relator do projeto, deputado Guilherme Campos (PSD-SP), pediu a audiência porque, segundo ele, o tema suscita significativas dúvidas.

Estimativas de arrecadação

Uma delas, expostas pelo parlamentar, foi quais seriam as reais estimativas de arrecadação envolvidas com a eventual adoção da nova sistemática proposta no projeto e, se possível, qual seria a arrecadação média para cada município brasileiro.

Ele também questiona as consequências econômicas, operacionais e jurídicas da consideração da utilização do POS [máquinas de pagamento de cartões de crédito, sistemas que contabilizam a venda e emitem nota fiscal ou máquinas de VR], como fato gerador do imposto.

Convidados

Também foram convidados para participar do debate:

- o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Roberto Ziulkoski;

- o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), José Fortunati;

- o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), Marcelo de Araújo Noronha;

- o presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Roberto Luiz da Luz Bertoncini; e

- o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Leasing (Abel), Osmar Roncolato Pinho.

A audiência será realizada no Plenário 5.

Agência Câmara
« VOLTAR