28/11/2013
Confaz beneficia fabricantes para Sped

Confaz beneficia fabricantes para Sped

27 de novembro de 2013


SÃO PAULO  Os fabricantes de formulário de segurança  usado pelas empresas que submetem-se ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped)  passam a ter uma obrigação a menos quando se credenciam na Fazenda estadual para produzir esses formulários. Eles não precisam mais ter que produzir cem formulários de amostra para enviar aos Fiscos estaduais.

A extinção da obrigação consta do Ato Cotepe do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) nº 47, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Ela era exigida pelo Ato nº 96, de 2009.

O formulário de segurança substituí a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no caso de problema técnico que impeça a sua emissão. Ele é feito de um papel especial com dispositivos de segurança semelhante ao papel moeda, inclusive filigranado com marca d´água.

Por isso, deixar de emitir essas amostras representa a redução de um custo alto, afirma o advogado Marcelo Jabour, presidente da Lex Legis Consultoria Tributária. A maior parte dos fabricantes do produto concentram-se no Estado de São Paulo.

Valor Econômico
Por Laura Ignacio
« VOLTAR