18/03/2008
Advogada é presa suspeita de golpe a empresário

Advogada é presa suspeita de golpe a empresário
Fonte: Do G1, no Rio, com informações da TV Globo | Data: 17/3/2008


Uma advogada foi presa na quinta-feira (13) sob suspeita de aplicar um golpe em um empresário com dívidas de R$ 3 milhões com a Receita Federal. Segundo a polícia, ela usava documentos falsos com nome e registro na Ordem dos Advogados do Brasil.
Veja o site do RJTV

Segundo o delegado Fernando Vilapouca, da Delegacia de Defraudações (DDEF), Roberta Lioi Vieira, de 38 anos, é advogada com registro na OAB. Para aplicar o golpe, ela se apresentava como Roberta Siqueira Campos de Gusmão e com outra carteira da Ordem.
Roberta foi contratada pelo empresário para negociar o pagamento da dívida. Ela apresentou cópias do Diário Oficial da União e uma Guia da Receita Federal, mostrando que a dívida teria sido parcelada em 500 meses.


Documentação falsa

Segundo Vilapouca, a documentação toda era falsa. A advogada quando foi presa já havia recebido R$ 281 mil da empresa. O empresário desconfiou da ação, e Roberta foi presa em flagrante quando iria receber outra parte do pagamento.

Roberta Lioi vai responder por estelionato, uso de documento falso e falsidade ideológica. Se for condenada por esse três crimes, ela poderá pegar até 17 anos de prisão.

O delegado acredita que a presa possa ter feito outras vítimas e não teria agido sozinha. Pelo menos quatro pessoas estão sendo investigadas com participação efetiva, tanto elaborando documentos falsos, como descontando cheques provenientes do golpe.

Procurada, Roberta informou que só irá falar em juízo. Ela está presa na Polinter e será transferida para o presídio Nelson Hungria. A polícia pede que outras empresários que possam ter sido vítimas da advogada que se apresentem na delegacia.

« VOLTAR