Declaração do Imposto de Renda desperta estrangeiro
9 de abril de 2014
Roberto Dumke
Enquanto escritórios de contabilidade fogem da demanda do Imposto de Renda de Pessoa Física para focar no atendimento corporativo, o nicho desperta o interesse de multinacionais. A norte-americana H&R Block, por exemplo, mostra otimismo em relação à sua terceira temporada no mercado brasileiro. No mundo, a empresa faz 26 milhões de declarações por ano, o equivalente ao total feito no Brasil em 2013.
A empresa prevê multiplicar por três o número de clientes do ano passado. O presidente da multinacional no País, Eduardo Wurzmann, afirma que o Brasil e a Índia foram escolhidos pelo grande número de declarantes.
Como a temporada do Imposto de Renda é de apenas dois meses no ano – e 70% das declarações são feitas a duas semanas do prazo final, em 30 de abril – impasses operacionais restringem a oferta dos serviços. Ao mesmo tempo, na medida em que a Receita Federal incorpora mais tecnologia e crescem as ferramentas para detectar desvios, os contribuintes procuram auxílio profissional. “Há um cruzamento de informações provenientes de varas federais, bancos, secretarias da fazenda”, diz o empresário Antonio Carlos Bordin. Em seu escritório, cujo foco é o atendimento a pessoas jurídicas durante o ano, há uma força tarefa para atender o pico de demanda. Ele também conta com reforço de profissionais autônomos.
|