08/01/2015
Mais empresas vão poder se beneficiar do Supersimples


Mais empresas vão poder se beneficiar do Supersimples

7 de janeiro de 2015

Expectativa é que a mudança vá beneficiar 450 mil micro e pequenas empresas no país. O cadastro vai até o fim do mês.

A partir de agora, mais empresas vão poder se beneficiar do Supersimples, um sistema que simplifica impostos. A expectativa é que a mudança vá beneficiar 450 mil micro e pequenas empresas no país. O cadastro vai até o fim do mês.

Pai e filho agora sócios. Para abrir a pequena lanchonete de coxinhas, os empresários iniciantes não quiseram saber de complicação. Optaram pelo Supersimples.

“Uma redução de impostos. Qualquer redução é benéfica”, conta o empresário.

E partir de agora, todas as empresas com faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano passam a ter direito a esse regime de tributação. Não importa mais o tipo de negócio ou ramo de atividade.

“Para maior parte dessas empresas que agora tem a possibilidade de entrar no simples, você tem uma redução que pode chegar a 40% do imposto pago”, explica Cezar Vasquez
diretor-superintendente do Sebrae-RJ.

Mais 140 categorias de empresas vão poder se beneficiar do Supersimples. Todo o setor de serviço foi incluído, como médicos, advogados, fisioterapeutas, arquitetos. Quem optar por esse sistema vai poder pagar oito impostos em um único boleto. As empresas têm até o dia 30 de janeiro para se cadastrar pela internet.

Mas especialistas alertam que a migração para o Supersimples pode não ser tão vantajosa para todos.

“De certa forma depende também do número de empregados, do faturamento. Tudo isso é levado em conta na hora de comparar”, explica Adilson Rodrigues Pires, tributarista.

E a burocracia para quem tem um pequeno negócio também deve diminuir, com as mudanças aprovadas na lei da micro e pequenas empresas. A estimativa do governo é que o tempo médio para abrir uma empresa no país, hoje de 107 dias, caia para apenas cinco dias.

Para seu Antônio e o filho Fábio, simplicidade é o principal ingrediente para crescer nos negócios.

Jornal Nacional: Menos burocracia significa o que?
Fábio de Almeida: Facilidade e tranquilidade. Prestar mais atenção no seu negócio e menos na burocracia.

Globo
« VOLTAR