Para economista, política incentiva a sonegação
Fonte: O Estado de S. Paulo | Data: 11/5/2008
A professora da Fundação Getúlio Vargas, Eliana Cardoso, criticou de forma veemente a nova política industrial, que será anunciada pelo governo na segunda-feira. É um grande erro, disse ela, pois estimula e incentiva a sonegação.
Você vai cortar impostos para pequenos grupos privilegiados, o que significa que a maioria das empresas e a maioria da população vai ter que pagar mais impostos, atacou. A Receita Federal e o governo devem entender que, com alíquotas mais baixas e uniformes, é muito mais fácil fiscalizar e contar com a participação do cidadão.
A economista atacou também a proposta de criar de um fundo soberano para apoiar as empresas brasileiras. A ingerência do Estado e não é bem-vinda. Durante evento promovido pela NEC na Amcham, Eliana afirmou que está muito confusa com a proposta do governo de montar um fundo soberano, já que ainda não está claro de onde sairão os recursos. O governo vai cobrar mais impostos?, questionou.
Segundo ela, o câmbio valorizado e os juros reais elevados estão relacionados sobretudo ao desequilíbrio das contas fiscais. A economista destacou que o ritmo de crescimento dos gastos do governo é superior à expansão do PIB.
|