Piauí – Taxistas perdem isenção de IPI e ICMS na compra de carro zero Km
19/06/2015
Por Izabel Lins
O taxista que for entrar na praça não terá mais as vantagens fiscais para comprar um carro zero. A isenção de IPI (que chegava à 18%) e a de ICMS (que chegava à 12%) que dava um desconto de até 30% na compra do carro não será mais tão acessível assim.
“Muitas vantagens em ser taxista foram cortadas, uma delas a de que funcionário público que tinha, também, direito a isenção, não a tem mais. Até essa decisão ter sido tomada, o desconto em um carro novo para taxistas chegava a 12 mil reais dependendo do modelo do carro”, afirmou o presidente do Sindicato de Taxistas do Piauí, Pedro Ferreira Alves.
Agora para ter acesso a esses descontos o novo taxista tem que estar a pelo menos dois anos na praça.
A prefeitura de Teresina expedirá 520 novos alvarás ainda este ano para quem quiser ingressar na praça, mas o candidato não é obrigado a estar ligado a uma cooperativa. Segundo o Pedro Ferreira, até dia 8 de junho, quando se encerrou as inscrições havia 3 mil candidatos para as 520 vagas oferecidas pela PMT.
“Esse número foi um estudo da prefeitura, mas sabemos que em dias de chuva essa quantidade não é suficiente devido ao valor corrida não compensar um motor danificado pela água. Por isso que muitos taxistas se recusam a rodar na chuva”, declarou Pedro Ferreira.
Os novos taxistas que ingressarão na praça já encontrarão os taxímetros aferidos pelo INMETRO no valor de 3,79.
|