18/02/2016
OAB CRITICA AUTORIZAÇÃO DO STF PARA EXECUÇÃO ANTECIPADA DE PENA

OAB CRITICA AUTORIZAÇÃO DO STF PARA EXECUÇÃO ANTECIPADA DE PENA
Presunção de inocência seria incompatível com decisão do Tribunal

POR MARLEN COUTO

18/02/2016 11:14 / ATUALIZADO 18/02/2016 11:46

Em nota, OAB criticou decisão do STF - STF / Divulgação

RIO - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a prisão de condenados que tiverem a sentença confirmada pela segunda instância. Em nota assinada pela diretoria do Conselho Federal da OAB e do Colégio de Presidentes Seccionais, divulgada na noite de quarta-feira, a entidade afirma respeitar a posição do Tribunal, mas argumenta que o princípio constitucional da presunção de inocência não permite prisão, quando ainda há direito a recurso.
A OAB disse ainda reafirmar “sua histórica posição pela defesa das garantias individuais e contra a impunidade” e classificou como “preocupante” a execução provisória da pena. Eventualmente ela produzirá “danos irreparáveis na vida das pessoas que forem encarceradas injustamente”, diz o texto. O alto índice de reforma de decisões de segundo grau pelo STJ e pelo próprio STF também deveria ser levado em consideração.
A execução antecipada era defendida pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava-Jato. Investigadores da operação chegaram a comemorar a decisão no Twitter.

________________
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/oab-critica-autorizacao-do-stf-para-execucao-antecipada-de-pena-18698859#ixzz40YtPsjyG
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
« VOLTAR