17/07/2008
Declaração incorreta pode trazer problemas aos produtores

Declaração incorreta pode trazer problemas aos produtores
Fonte: Portalms | Data: 16/7/2008


Ada e ITR
Fabiane Sato
A declaração incorreta do Ato Declaratório Ambiental (ADA) e do Imposto Territorial Rural (ITR) ou a falta delas pode incorrer em problemas para os produtores rurais, conforme comentou a diretora-tesoureira da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (FAMASUL), Lizete Brito, durante o IX Encontro de Contabilidade Rural, que aconteceu na terça-feira (15), na entidade.

A nossa preocupação é subsidiar o contador com informações para esse correto preenchimento. Mas a participação precisa ser dos dois, tanto do produtor quanto do contador. O produtor precisa entender a necessidade desse cálculo, argumentou.

O assessor jurídico da FAMASUL, Gervásio Alves de Oliveira Filho, apontou a necessidade do preenchimento do ADA para a correta declaração do ITR. Entre as dúvidas mais freqüentes ,os produtores rurais questionam quanto ao valor da terra nua no ITR.

O evento trouxe o assessor técnico da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários e Indígenas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Anaximandro Doudement Almeida. O produtor precisa entender que o sucesso da atividade rural está vinculado também às informações contábeis. Precisamos deixar de ver a propriedade como fazenda e vê-la como empresa, destacou. Anaximandro acrescentou que se houver incorreção ou mesmo a falta desses documentos, o produtor rural pode pagar altas multas.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de MS (CRC-MS), Alcir Moreira Fernandes, destacou a importância dessa parceria. O interessante que esse evento só é realizado em Mato Grosso do Sul, talvez por conta das especificidades da região, apontou.

« VOLTAR