Sexta-feira, 8 de Agosto de 2008.
Secretária de Receita quer melhorar atendimento ao cidadão
Fonte: Agência Brasil | Data: 7/8/2008
Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A secretária da Receita Federal, Lina Vieira, propôs hoje (7) aos funcionários que melhorem o atendimento ao cidadão, que segundo ela tem trazido alguns constrangimentos depois da criação da chamada Super Receita, resultante da fusão da Receita Federal com a Receita Previdenciária.
Ela reconheceu a necessidade de uma carreira fazendária para que os servidores que permaneceram encontrem uma luz na organização que os acolheu. A secretária afirmou que funcionários insatisfeitos com a transferência para a Receita estão voltando para a Previdência.
Eu sei que muitos servidores estão magoados com a forma como foram recebidos na organização. Nós precisamos abrir a nossa casa e recebê-los bem. Foi a orientação que recebemos. Quando cheguei à casa, a fusão já tinha acontecido. Não vivi esse momento. Mas sinto, pelo que estamos colhendo que algumas coisas não foram bem feitas nessa área de pessoa, admitiu.
De acordo com ela , agora é preciso um preocupação maior com a situação pois as organizações são feitas de pessoas. Você tem que liderar com competência e entender da alma humano para conduzir bem uma organização. Lamentamos esses acontecimentos. Estamos correndo atrás do prejuízo [para solucionar] o caos que estamos vivendo na ponta, disse.
A secretária anunciou que já existe uma consulta na Procuradoria-Geral da Fazenda sobre as atribuições da carreira, já que o decreto fusão prevê atribuições exclusiva da carreira. Outra preocupação da secretária é com as diferenças salariais já que há funcionários que vieram da Receita Previdenciária que não receberão a mesma remuneração dos colegas da Receita Federal.
Sobre a saída de Jorge Rachid, ela disse que foi uma perda, porque o ex-secretário fez um excelente trabalho enquanto ficou à frente da Receita Federal, mas que a temporariedade no cargo e as mudanças são salutares para que as pessoas tenham a chance de um dia administrar o órgão. Esta foi a primeira vez que a nova secretária falou em público sobre as mudanças na Receita.
Acho importante essa visão. Não temos que ficar só lastimando. Temos que aproveitar o que transcorreu com muito êxito. Com muita competência, disse.
Lina Vieira participou da abertura do Seminário sobre Planejamento Estratégico do período 2008-2011 organizado pela Coordenação-Geral de Tributação.
|