Quarta-feira, 26 de Novembro de 2008.
PF prende 13 sonegadores
Fonte: Gazeta Mercantil | Data: 26/11/2008
A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã de ontem, no Rio de Janeiro, treze pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de fraude em importação de mercadorias vendidas pelo grupo varejista Casa & Vídeo.
Entre os detidos estão Luigi Fernando Milone e Attílio Milone, apontados como sócios da empresa. De acordo com estimativa da Receita Federal, o grupo pode ter sonegado R$ 100 milhões em impostos nos últimos dois anos. Um dos acusados está foragido.
A Operação Negócio da China, realizada em conjunto pela PF, Receita Federal e Ministério Público Federal, foi deflagrada com o objetivo de cumprir, além dos 14 mandados de prisão temporária, outros 21 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
De acordo com o superintendente da PF no Rio, Valdinho Jacinto Caetano, devem ser apreendidos, ainda, materiais importados por meio do esquema fraudulento suficientes para lotar 80 carretas e oito carros blindados.
Durante as investigações, iniciadas há cerca de dois anos, a polícia verificou que o grupo fazia um planejamento de compras com exportadores da China. Essas mercadorias eram importadas por outras empresas ligadas à rede varejista, sem pagar os impostos que incidem neste tipo de operação, como o Imposto por Produto Industrializado (IPI).
Além disso, o valor que constava nas notas fiscais pela importação das mercadorias era subfaturado.
Os acusados podem ser indiciados por sonegação fiscal, formação de quadrilha, descaminho, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 9)(Agência Brasil)
|