09/02/2009
Receita confirma estudo para liberar declarações de IR da malha fina

Segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2009.
Receita confirma estudo para liberar declarações de IR da malha fina enviar imprimir
Fonte: Imirante | Data: 9/2/2009


BRASÍLIA - A Secretaria da Receita da Federal informou nesta sexta-feira que está estudando possível realização de cortes nas declarações retidas em malha fina.

"Diversos estudos estão sendo realizados, dado o novo contexto macroeconômico, mas, até o presente momento, não há decisão pela realização de cortes", informou.

Segundo reportagem publicada nesta sexta-feira na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal), a Receita Federal em São Paulo deve liberar restituições de Imposto de Renda de pessoas físicas retidas nos últimos cinco anos --presas na chamada malha fina--, como forma de colocar mais dinheiro nas mãos de contribuintes e minimizar os efeitos da crise financeira.

Estima-se que cerca de 100 mil declarações, com saldo a restituir e também a pagar, deverão ser liberadas nos próximos meses. Os créditos totais de IR (Imposto de Renda) a serem liberados no Estado de São Paulo ainda não estão definidos.

As declarações que foram retidas --e que, eventualmente, serão liberadas e têm saldo de imposto a restituir-- podem chegar a valores de até R$ 3.000.

Segundo a Receita do Brasil, "os parâmetros que definem a quantidade de declarações de imposto de renda pessoa física incidentes em malha fiscal são estabelecidos pelo órgão central, tem caráter nacional e são fixados por critérios impessoais e objetivos".

« VOLTAR