04/05/2009
Web fértil

Segunda-feira, 4 de Maio de 2009.
Web fértil
Fonte: Zero Hora | Data: 3/5/2009


Um mar de oportunidades, a internet também resguarda um manancial de pistas que exigem muito tempo e paciência na sua prospecção. Sites de relacionamento, por exemplo, podem ser um terreno fértil para pescar dados pessoais de quem não teria condições de manter fortunas, segundo o que declara à Receita, mas sente necessidade de apresentar para a sociedade sinais de riqueza.

Em um caso recente, para o Fisco era importante conhecer um fraudador com atuação no Estado, mas que morava em São Paulo. Não havia jeito de encontrar uma foto identificando-o. Na incansável busca da equipe atrás de uma imagem, foi descoberto que o filho dele tinha um perfil no Orkut. Na página da internet, com livre acesso aos internautas, havia uma foto do homem procurado, inclusive posando ao lado de uma potente motocicleta. Veículo, aliás, que estava em nome de um laranja.

O sonegador movimentava milhões em uma empresa de compra de fumo no interior gaúcho, no entanto, não registrava isso em seu Imposto de Renda. A declaração era tão irrisória que chegou a ser classificado como um contribuinte sem interesse tributário. Ou seja, não somaria ganhos suficientes para o Fisco se preocupar com ele.



« VOLTAR