20/05/2009
Brasil é o País da AL com a maior pressão tributária sobre os contribuintes

Quarta-feira, 20 de Maio de 2009.
Brasil é o País da AL com a maior pressão tributária sobre os contribuintes
Fonte: InfoMoney | Data: 19/5/2009


Por: Roberta de Matos Vilas Boas

SÃO PAULO - O Brasil é o País com a maior pressão tributária sobre os seus contribuintes entre todos os latino-americanos. Isso foi o que mostrou um estudo da Cepal (Comissão Econômica para América Latina), divulgado na última segunda-feira (18), e que indica que a arrecadação de tributos no País representa 36,2% do PIB (Produto Interno Bruto).

Porém, a entidade considera que, em tempos de crise, isso pode ser positivo para o Brasil. Segundo a Cepal, os países de carga tributária mais baixa possuem deficiências de arrecadação que se potencializam com uma crise econômica, enquanto aqueles com carga elevada possuem mais capacidade de realocar recursos.

De acordo com essa teoria, além do Brasil, Argentina e Uruguai poderão enfrentar a crise de forma mais segura, já que esses dois países também possuem cargas tributárias elevadas, que representam 29,1% e 24,1% do PIB, nesta ordem.

Imposto sobre a renda
Ao mesmo tempo, o estudo indica que, no caso do imposto cobrado sobre a renda das pessoas, é possível que os governos latino-americanos tenham que adotar medidas compensatórias nesse período, para evitar a queda na renda familiar.

Além disso, a entidade critica a estrutura tributária vigente na região, por não criar um sistema que contribua para melhorar a distribuição de renda. Nesse sentido, as reformas tributárias feitas por diversos países nas últimas décadas também são criticadas, por não terem priorizado esse objetivo.



« VOLTAR