Segunda-feira, 13 de Julho de 2009.
Lina Vieira está fora do comando da Receita Federal
Fonte: Tribuna do Norte | Data: 12/7/2009
O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, deverá formalizar nos próximos dias, possivelmente entre terça e quinta feira, a exoneração da secretária da receita federal, a potiguar Lina Vieira. Na manhã deste sábado, Lina Vieira passou na casa de familiares na Lagoa do Bonfim antes de viajar para Brasília à tarde. Segundo informou uma fonte da família da secretária, ela teve um contado cordial com o Ministro Mantega e estaria evitando comentar seu desligamento da Secretaria da Receita Federal, cargo anteriormente ocupado por Jorge Rachid.
Segundo a coluna de Jorge Bastos Moreno, de O GLOBO, a saída da secretária depois de 11 meses no cargo deveu-se a uma multa milionária aplicada pela Receita, em maio último, contra a Petrobras. A razão teria sido uma suposta manobra contábil da estatal para pagar menos impostos e contribuições ao fisco. Esse episódio, entre outros, teria acelerado a instalação da CPI da Petrobras no Senado.
A receita Federal e o Ministério da Fazenda teriam contestado a estratégia da Petrobras de mudar o regime de recolhimento de impostos no meio do exercício fiscal. Mantega teria se exasperado com o fato de não ter sido comunicado antes da decisão da Receita multar a Petrobras, o que deixou Mantega em situação desconfortável, principalmente por ele integrar o Conselho de administração da estatal.
Segundo a coluna de Jorge Bastos Moreno, o novo secretário da Receita será escolhido pelo secretário-executivo do ministério, Nelson Machado, que já vem comandando informalmente a Receita. Lina Vieira foi a primeira mulher a comandar a Receita. A Petrobras, em nota oficial, afirmou que mudou o regime tributário de 2008 em meados do ano passado e que estava autorizada a fazê-lo pela medida provisória (MP) 2158-35/2001.
|