18/07/2009
LEMBRANDO DA CPMF, FIESP CONSIDERA QUE CSS SÓ IRÁ ONERAR OS BRASILEIROS

Notícias > InfoMoney | CPMF | 17/07/2009
LEMBRANDO DA CPMF, FIESP CONSIDERA QUE CSS SÓ IRÁ ONERAR OS BRASILEIROS
Na última quarta-feira (15), líderes governistas anunciaram que pretendem voltar a discutir a criação da CSS (Contribuição Social para a Saúde), tributo nos moldes da antiga CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira). Segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, o assunto deverá ser votado em agosto, após o recesso parlamentar.

Diante disso, o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, voltou a afirmar que a entidade é contra a criação desse tributo. Ele lembrou que a antiga CPMF não melhorou a saúde do País e somente onerou os brasileiros. "A medida já foi repudiada por toda a sociedade brasileira na forma da antiga CPMF. O problema da saúde no Brasil é muito mais de gestão do que de dinheiro", disse.

Arrecadação da CSS

De acordo com a Agência Indusnet Fiesp, Skaf também considera que, mesmo tendo um valor de arrecadação de 0,1% sobre as movimentações financeiras, inferior aos 0,38% da CPMF, a CSS representaria uma arrecadação significativa de R$ 10 bilhões anuais. Ele também considera que o aumento na arrecadação do governo só seria justificável a partir do momento em que a gestão da saúde estiver adequada e todos os recursos esgotados. "Além disso, a arrecadação aumentou muito, assim como os gastos públicos. A participação da arrecadação federal no PIB saltou de 22% há 20 anos, para 38% nos dias de hoje. E a sociedade ainda paga mais, de maneira particular, para ter saúde, educação, previdência e segurança", diz.
« VOLTAR