18/09/2009
PRÉ-SAL TERÁ REGIME TRIBUTÁRIO PRÓPRIO

Notícias > Correio Braziliense | Administração | 17/09/2009
PRÉ-SAL TERÁ REGIME TRIBUTÁRIO PRÓPRIO
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, foi encarregado de montar uma política industrial para a exploração do petróleo do pré-sal, informa reportagem de Sérgio Malbergier e Valdo Cruz para a Folha. Seu objetivo é que, em três anos, dois terços dos equipamentos para explorar o pré-sal sejam produzidos no Brasil.

Para atingir esse objetivo, disse Coutinho em entrevista à Folha, será preciso dar "condições de financiamento e tributação" similares às da Coreia do Sul, país líder na indústria naval. Ou seja, adotar uma forte desoneração do setor, para que as empresas instaladas no Brasil possam competir com as estrangeiras. De acordo com o presidente do BNDES, isso pode envolver até a criação de uma seguradora pública, como no modelo coreano.

Coutinho afirma que, conforme estudos do BNDES, será preciso investir, em dez anos, cerca de US$ 80 bilhões para desenvolver a cadeia produtiva do setor. Isso sem contar os investimentos da Petrobras, de US$ 174 bilhões nos próximos cinco anos.

Ele diz ainda que não defende o agigantamento do órgão que preside, mas ressalva que a maior participação do banco no mercado de crédito deve ser mantida nos próximos anos, principalmente na infraestrutura.
« VOLTAR