Sexta-feira, 16 de Outubro de 2009.
Até tu: erro ao preencher declaração leva Dilma e Mantega à malha fina
Fonte: InfoMoney | Data: 14/10/2009
Por: Patricia Alves
SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, confirmaram, nesta quarta-feira (14), a informação divulgada pelo jornal "O Globo" de que tiveram suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2009, referentes aos rendimentos de 2008, retidas na malha fina.
Ambos afirmaram que falhas no preenchimento, como um dado no lugar errado, levaram à retenção.
O contribuinte que estiver na dúvida sobre se cometeu ou não algum erro de preenchimento na declaração, pode checar a informação no site da Receita Federal, por meio do Extrato de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, pelo qual é possível:
Ver possíveis pendências na sua declaração e como resolvê-las;
Saber se as quotas do IRPF estão sendo pagas corretamente;
Solicitar, altere ou cancele o débito automático das quotas;
Identificar e parcelar eventuais débitos em atraso.
Aquele que descobrir alguma inconsistência, pode fazer uma retificação on-line, por meio de um sistema disponível no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).
Passo-a-passo
Para quem acredita que tem alguma pendência na declaração, o primeiro passo é obter o código de acesso, que permite ao contribuinte verificar pendências, fazer a retificação, entre outras facilidades.
Para gerar o código, o contribuinte deve ter em mãos o CPF e os recibos de entrega das duas últimas declarações do IRPF, além de informar a data de nascimento.
Após seguir as orientações da Receita para a geração do código e com o código em mãos, o contribuinte deve acessar o Extrato de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
Caso haja alguma pendência, basta, então, entrar na Retificadora On-line e fazer as correções. "O sistema permite que o contribuinte compare a declaração original com a retificadora e se certifique de que está tudo certo antes de enviar a correção", revela coordenadora-geral de atendimento e educação fiscal da Receita Federal, Maria Helena Cardoso.
5º lote
Na próxima quinta-feira (15), a Receita Federal efetua o pagamento do quinto lote referente ao IR 2009, junto com o IR 2008. No total estão programados sete lotes de restituição.
Para o contribuinte que tem direito à restituição, mas que ainda não entrou em nenhum dos lotes liberados, fica a dica: conferir se há pendência e, se houver, apressar-se na correção, para evitar que um errinho pequeno o impeça de receber o dinheiro. "A dica é válida para quem tiver que pagar imposto também. É melhor saber logo do débito e corrigir a declaração do que esperar e ser intimado a prestar esclarecimentos", aconselha Maria Helena.
|