Quarta-feira, 17 de Março de 2010.
Receita Federal investiga 600 contribuintes gaúchos
Fonte: Correio do Povo | Data: 16/3/2010
A Receita Federal no Rio Grande do Sul investigará 200 contribuintes gaúchos, entre março e abril, com indícios de irregularidade na declaração do Imposto de Renda (IR). Até o final do ano, o número de fiscalizações chegará a 600. No país, a operação da Receita deve investigar 2 mil contribuintes e lançar crédito tributário superior a R$ 1 bilhão. Segundo o superintende da Receita no RS, Paulo Renato Paz, para se chegar a esses contribuintes foram cruzadas informações e identificadas declarações com sinais de omissão de rendimentos e de redução indevida da base de cálculo.
O cerco atinge aplicadores em Bolsa de Valores que recolheram imposto referente ao ganho de capital em renda variável, profissionais liberais com rendimentos declarados em valores inferiores aos apurados pela Receita e contribuintes que não entregaram a declaração de pessoa física - apesar de gastos com cartão de crédito bem acima do limite de isenção, entre outros. "O objetivo é cercar devedores e alertar a população para que preencha corretamente a declaração", observou Paz. Com a declaração correta, o contribuinte evitará restituições indevidas e irregularidades.
Os que ainda não foram intimados e desejarem acertar as contas podem retificar as declarações, recolhendo eventuais diferenças do IR, acrescido de juro e de multa no limite de 20% sobre o imposto devido. Caso a intimação já tenha sido recebida, o contribuinte ficará sujeito à cobrança do imposto acrescido de multa de 75% a 225%, sem prejuízos para as sanções penais da lei.
|