Segunda-feira, 13 de Setembro de 2010.
Governo não vai subir alíquota de aço importado, afirma Miguel Jorge
Fonte: Valor Econômico | Data: 10/9/2010
Eduardo Laguna
SÃO PAULO - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, descartou a elevação das alíquotas de importação de aço até dezembro, quando termina o governo Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante evento em São Paulo, organizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Miguel Jorge afirmou que o ministério já comunicou aos representantes do setor siderúrgico que não adotará medida para barrar as compras externas de aço.
O presidente Lula não quer um país protecionista. Ele tem defendido que não haja protecionismo no mundo inteiro. Isso tem sido uma bandeira do presidente, comentou o ministro.
Miguel Jorge relacionou a invasão de produtos importados em alguns setores às vantagens dadas por governos estaduais na cobrança de ICMS, algo que foge a alçada do Planalto. No caso, ele citou alíquotas reduzidas do tributo em Santa Catarina, Pará, Pernambuco e Espírito Santo.
São importações que não têm nada a ver com competitividade. Tem a ver com benefício que é extremamente prejudicial dado pelos governos estaduais, afirmou.
(Eduardo Laguna | Valor)
|