25/09/2010
10 produtos que mais encarecem com os impostos

Sábado, 25 de Setembro de 2010.
10 produtos que mais encarecem com os impostos
Fonte: Exame | Data: 24/9/2010


Marcela Ayres

Economistas e empresários apontam a pesada carga tributária como entrave para o desenvolvimento da indústria. Por sua vez, os cidadãos comuns veem boa parte do dinheiro dar adeus na hora de acertar as contas com o leão (IR), quitar as parcelas do IPTU (imóveis) ou zerar a conta do IPVA (carros). Mas os tributos bancados pelos brasileiros vão muito além das obrigações nominais. Temos impostos inseridos no custo dos produtos em um complexo regime de créditos e débitos. O sistema onera mais sobre o consumo do que sobre o lucro, afirma Nelson Beltrame, especialista em formação de preço e em engenharia tributária da FEA/USP.

Como não são discriminados individualmente, os impostos sobre os artigos comprados no dia-a-dia tendem a passar despercebidos. Ainda que o consumidor olhe a nota fiscal, ele normalmente irá enxergar os tributos incidentes sobre o último estágio da venda, diz Beltrame. Embora IPI, PIS, Cofins e ICMS fiquem de fora desta relação, eles não deixam de afetar  e muito  o preço dos produtos. Com essa sobreposição de impostos, o consumidor acaba sendo refém dos custos apresentados, afirma o professor da USP.
Conheça a seguir os 10 produtos com carga tributária mais alta no país segundo levantamento produzido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).

Veja os produtos e sua carga



« VOLTAR