Governo eleva Imposto de Importação de brinquedos a 35% para combater chineses
28 de dezembro de 2010
O governo anunciou nesta terça-feira o aumento do Imposto de Importação para 14 tipos de brinquedos. De acordo com resolução da Camex (A Câmara de Comércio Exterior), o tributo passa de 20% para 35% a partir de hoje.
O objetivo da decisão, publicada hoje no Diário Oficial da União, é combater o aumento das importações.
Segundo o decreto, o aumento permanece em vigor até 31 de dezembro de 2011 e atende a uma solicitação da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). A medida atinge principalmente os brinquedos fabricados na China, origem de quase 90% das importações brasileiras.
Atualmente, o Brasil importa brinquedos de várias faixas de preços. Os produtos importados, segundo os fabricantes, estão competindo com os nacionais em nichos específicos e não apenas no mercado de brinquedos de menor valor, informou o ministério.
Entre os brinquedos que estão na lista dos itens que terão aumento da alíquota estão triciclos, patinetes, carros de pedais, carrinhos para bonecos, bonecos mesmo vestidos com mecanismo corda ou elétrico, outros bonecos, trens elétricos, incluídos os trilhos, sinais e outros acessórios, modelos reduzidos, mesmo animados, em conjuntos para montagem, quebra-cabeças (puzzles), instrumentos e aparelhos musicais, de brinquedo, outros brinquedos, com motor elétrico e não-elétrico.
Folha
|