28/04/2005
IX CONGRESSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA ABRADT(Associação Brasileira de Direito Tributário) em homenag

IX CONGRESSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO DA ABRADT(Associação Brasileira de Direito Tributário) em homenagem ao Ministro Aliomar Baleeiro
De 28 de junho a 1º de julho de 2005
Local: Belo Horizonte - MG
Promoção: ABRADT
ABRADT - Rua Rio Grande do Norte, 694 Sl 402 - Funcionários - BH/MG - Fone: (31) 3261-0506

www.abradt.org.br
Em homenagem ao centenário do Ministro Aliomar de Andrade Baleeiro

TEMA CENTRAL: TRIBUTAÇÃO E LIVRE CONCORRÊNCIA
Concorrência tributária em mercados integrados: seus efeitos nas decisões dos atores econômicos (empresas, investidores e Estados).

Presidente de Honra: Ministro José Paulo Sepúlveda Pertence

Presidente: Profª. Misabel Abreu Machado Derzi

Dia 28/06/05 – Terça-Feira
Horário Atividade
17h – 19h Credenciamento
19h30m – 21h30m Mesa-Redonda: A concorrência tributária do ponto de vista da neutralidade econômica, da eqüidade entre os contribuintes e da eficácia dos serviços públicos. A guerra fiscal e os princípios constitucionais tributários.
Presidente de Mesa: Dr. José Bonifácio Borges de Andrada, Advogado-Geral do Estado de Minas Gerais
Palestra: A concorrência tributária segundo o Relatório de 2004 do Conselho de Impostos da França. A tendência de tributação mais baixa das bases móveis (renda e capital) em relação às bases mais rígidas (trabalho e consumo).
- Conferencista: Prof. Jean-Pierre Cossin, Conseil des Impôstes, França

Palestra: Diferenças fundamentais entre o tratamento dado à concorrência tributária, na França, na União Européia e no Brasil. As inovações da Emenda Constitucional n° 42/2003.
- Conferencista: Profa. Misabel Abreu Machado Derzi, UFMG, FDMC e Procuradora-Geral do Município de Belo Horizonte

Palestra: Aspec tos econômicos da concorrência tributária.
- Conferencista: Prof. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, UNICAMP

Debatedor

21h30m – 23h Coquetel

Dia 29/06/05 – Quarta-Feira

Horário Atividade
08h-10h Mesa-Redonda: Tendências da tributação dos lucros e dos investimentos.
Presidente de Mesa: Dr. Jorge Antonio Deher Rachid, Secretário da Receita Federal
Palestra: A tributação dos lucros das sociedades e a dedução dos prejuízos acumulados. Dedução retroativa e dedução progressiva no Direito Comparado. O Sistema Tributário Brasileiro e a jurisprudência do STF sobre a limitação da dedução dos prejuízos acumulados.
- Conferencista: Prof. Alcides Jorge Costa, USP

Palestra: A tributação dos investimentosno MERCOSUL. As restrições ao aproveitamento de créditos dos investimentos nos sistemas não-cumulativos. Análise comparativa.
- Conferencista: Prof. Hugo González Cano, Universidade de Buenos Aires

Palestra: O regime de integração entre empresas coligadas e controladas. O regime da renda mundial. O regime do lucro consolidado como estímulo ao investimento (próprio dos países exportadores de capital). O sistema brasileiro.
- Conferencista: Prof. Ricardo Lobo Torres, USP

Debatedor

10h-10h30m Coffee-break
10h30m-12h30m Mesa-Redonda: O custo da mão-de-obra e as contribuições de custeio da Seguridade Social como fatores de concorrência.
Presidente de Mesa: Dep. Carlos Domingos Mota Coelho, Comissão de Constituição e Justiça.
Palestra: A tributação do capital em relação à do trabalho (alíquotas nominais e efetivas). A tributação dos prestadores de serviços e da mão-de-obra própria. Lucro presumido como incentivo à formalidade.
- Conferencista: Prof. Hugo de Brito Machado, UFC

Palestra: Financiamento da Seguridade Social por impostos (renda e consumo) ou por contribuições. Tendências na UE e no MERCOSUL. A incomunicabilidade das fontes de custeio da Seguridade Social. O desestímulo à mão-de-obra própria.
- Conferencista: Prof. Valdir de Oliveira Rocha, USP

Palestra: Análise da MP n° 222/2004. Inclusão dos recursos previdenciários no caixa único do Tesouro Nacional. O art. 76 do ADCT.
- Conferencista: Prof. Werther Botelho Spagnol, UFMG, FDMC

Debatedor

12h30m - 14h Almoço
14h – 16h Mesa-Redonda: A concorrência entre os sistemas tributários do ponto de vista da segurança jurídica e da proteção da confiança.
Presidente de Mesa: Dr. Jorge Antônio Maurique, Presidente da AJUFE
Palestra: A proteção da confiança. A irretroatividade do Direito e a boa-fé. Os direitos de transição. A Lei Complementar 118/05. O alcance material e temporal das leis interpretativas.
- Conferencista: Prof. José Souto Maior Borges, UFP, PUC/SP

Palestra: Princípios do Direito Civil aplicáveis ao Direito Tributário. A proibição de venire contra factum proprium, a surrectio e a supressio. A jurisprudência européia e a ordem jurídica brasileira.
- Conferencista: Prof. Paulo de Barros Carvalho, USP, PUC/SP

Palestra: Tendências restritivas às legislações domésticas antielisivas que coíbem o abuso de direito na jurisprudência da Corte de Justiça Européia. As decisões Lasteyrie du Saillant, de 2004, Lankhorst/Hohorst, de 2002, e Schneider, de 2002. As normas antielisivas na ordem jurídica brasileira.
- Conferencista: Prof. Sacha Calmon Navarro Coêlho, UFRJ

Debatedor

16h – 16h30m Coffee-break
16h30m – 19h Mesa-Redonda: O direito do Estado produtor da renda à percepção do imposto respectivo e os chamados passageiros clandestinos (pessoas que deslocam seus lucros para terceiros países).
Presidente de Mesa:
Palestra: Os paraísos fiscais, os preços de transferência e a sub-capitalização à luz da legislação brasileira.
- Conferencista: Dr. Alberto Santos Pinheiro Xavier

Palestra: Mecanismos estratégicos dos países do MERCOSUL para evitar os passageiros clandestinos.
- Conferencista: Prof. Igor Mauler Santiago, UFMG

Palestra: As tendências contemporâneas à flexibilização e os acordos prévios para a fixação dos preços de transferência (APAs). Mecanismos estratégicos dos países do MERCOSUL para evitar os passageiros clandestinos.
- Conferencista: Prof. Alejandro Claudio Altamirano, Universidade Austral

Palestra: A extinção do imposto sobre heranças e doações nos EEUU. A proposta de um IVA federal.
- Conferencista: Prof. Michael J. Graetz, Yale University

Debatedor


Dia 30/06/05 – Quinta-Feira

Horário Atividade
08h-10h Mesa-Redonda: A concorrência tributária sob o ângulo da neutralidade dos impostos de mercado: ICMS/IPI/ISS e IVA.
Presidente de Mesa: Dr. Fuad Jorge Noman Filho, Secretário de Estado da Fazenda – MG
Palestra: A não-cumulatividade como principal instrumento da neutralidade. Os resíduos da cumulatividade no Brasil, na Europa e no Mercosul. O paradoxo da guerra fiscal por meio de impostos que deveriam ser neutros. As restrições dos créditos do PIS e COFINS no novo regime não cumulativo e as contínuas restrições de crédito do ICMS. A visão do Supremo Tribunal Federal.
- Conferencista: Prof. Eduardo Maneira, UFRJ

Palestra: A experiência do Canadá com o IVA federal e os impostos sobre o consumo das Províncias. Viabilidade do modelo canadense na área de livre comércio.
- Conferencista: Prof. Bev Dahlby, Universidade de Alberta – Canadá, FGV

Palestra: O duplo IVA brasileiro. O IVA federal (IPI+PIS/COFINS), o IVA dos Estados (ICMS).
- Conferencista: Dr. Eduardo Refinetti Guardia, Secretário de Estado da Fazenda – SP

Debatedor

10h – 10h30m Coffee-break
10h30m – 12h Apresentação de teses
12h – 14h Almoço
14h – 16h Mesa-Redonda: A concorrência tributária no âmbito dos prestadores de serviços. Os conflitos entre União, Estados-Membros e Municípios.
Presidente de Mesa:
Palestra: Os tributos incidentes sobre o faturamento (PIS/COFINS/ISSQN/IRPJ-Presumido/CSLL-Presumido). O peso da carga tributária e a informalidade.
- Conferencista: Prof. Fernando Damata Pimentel, UFMG, Prefeito do Município de Belo Horizonte

Palestra: Os conflitos de competência entre Estados e Municípios. A Lei Complementar 116/03 e os ‘serviços’ de industrialização. O item 14.05 da LC 116/03 e a cumulatividade residual dele resultante.
- Conferencista: Prof. Heleno Taveira Tôrres, USP

Palestra: Os conflitos entre os próprios Municípios. A Lei Complementar 116/01. O limite da competência municipal. O conceito de estabelecimento prestador. A importação de serviços e sua tributação. A isonomia de tratamento com os serviços nacionais, o princípio da territorialidade e o Texto Constitucional.
- Conferencista: Des. José Edgard Penna Amorim Pereira, TJ-MG

Debatedor

16h – 16h30m Coffee-break
16h30m – 19h30m Mesa-Redonda: A concorrência tributária sob o ângulo da administração dos tributos. O reforço do consentimento ao tributo.
Presidente de Mesa:
Palestra: A Administração tributária como função pública garantidora da eqüidade e da livre-concorrência. As inovações da Emenda Constitucional nº 42/2003.
- Conferencista: Prof. Dr. Américo Masset Lacombe

Palestra: O custo dos deveres acessórios para as empresas. “Privatização” das funções da Administração Pública. Lançamento por homologação. Arrecadação e penhora bancária “on-line”.A arrecadação do ICMS incidente sobre operações com petróleo e seus derivados. A substituição tributária progressiva como técnica de simplificação antievasiva e seus limites constitucionais.
- Conferencista: Prof. Estevão Horvath, USP

Palestra: As tendências contemporâneas no tratamento das relações entre contribuintes e administração tributária. Limites da praticidade. A erradicação das presunções materiais absolutas.
- Conferencista: Prof. Humberto Bergmann Ávila, UFRGS

Palestra: Reaproximação entre Fazendas e Contribuintes. Acordos e Transações.
- Conferencista: Prof. José Osvaldo Casas, Universidade de Buenos Aires

Debatedor


Dia 1º/07/05 – Sexta-Feira

Horário Atividade
08h – 10h Mesa-Redonda: O imposto sobre a renda e o patrimônio das pessoas físicas. Fatores relevantes de concorrência tributária internacional?
Presidente de Mesa:
Palestra: Modelos de tributação da renda das pessoas físicas e a proteção da família no Direito Comparado e no Brasil. Análise da atual tributação das pessoas físicas: os incentivos à poupança e o novo regime tributário para as entidades fechadas de previdência complementar e seus participantes. Avanços e retrocessos.
- Conferencista: Prof. Ives Gandra da Silva Martins, Universidade Mackenze

Palestra: A tributação da poupança. O tratamento privilegiado dos expatriados de renda elevada. As formas de atração de investimentos utilizadas pelos países mais desenvolvidos.
- Conferencista:

Palestra: O imposto sobre as fortunas e o patrimônio. Tendências contemporâneas no Mercosul e na União Européia.
- Conferencista: Profa. Elizabeth Nazar Carrazza, PUC/SP

Debatedor: Prof. Betina Treiger Grupenmacher

10h – 10h30m Coffee-break
10h30m – 12h30m Mesa-Redonda: Diferenças nas estratégias dos Estados para o combate à evasão. Crimes tributários.
Presidente de Mesa: Dr. Jarbas Soares Júnior, Procurador-Geral de Justiça - MG
Palestra: Sigilo fiscal e bancário como instrumentos de concorrência. Relativismo ou supressão? Os interesses opostos dos países exportadores e importadores de capital. Os países detentores de moeda forte e economia estável. Por que persistem os modelos suíço e luxemburguês no continente europeu? A Constituição brasileira e a jurisprudência do STF.
- Conferencista: Dra. Adrienne Senna Jobim, Procuradoria da Fazenda Nacional

Palestra: Considerações Gerais sobre o combate à sonegação fiscal, do ponto de vista da concorrência.
- Conferencista: Prof. Nilo Batista, UERJ

Palestra: Garantias materiais e processuais do contribuinte do processo penal.
- Conferencista:

Debatedor

12h30m – 14h Almoço
14h – 16h Mesa-Redonda: A litigiosidade (administrativa e judicial) como fator de concorrência na atração de investimentos.
Presidente de Mesa: Des. Márcio Antônio Abreu Corrêa de Marins, Presidente do Tribunal de Justiça - MG
Palestra: Os Conselhos de Contribuintes. Funções, relevância e relacionamento com o Poder Judiciário. As recentes alterações no processo administrativo e os princípios constitucionais que o regem.
- Conferencista: Profa. Mary Elbe Queiroz, UFP

Palestra: A reforma do Poder Judiciário e seus efeitos nos conflitos tributários. As súmulas vinculantes dos juízes e da administração tributária. A previsibilidade das decisões judiciais como fator de atração de investimentos.
- Conferencista: Ministro Carlos Mário da Silva Velloso, STF

Palestra: A ampla defesa e o contraditório no contencioso administrativo e judicial. O valor das confissões de tributos.
- Conferencista: Ministro João Otávio de Noronha, STJ

Debatedor

16h – 16h30m Coffee-break
16h30m – 17h30m Homenagem ao centenário do Ministro Aliomar de Andrade Beleeiro
Discurso do Ministro José Paulo Sepúlveda Pertence
17h30m – 18h Encerramento
Presidente de Mesa: Dr. Janir Adir Moreira, Vice-presidente da ABRADT

« VOLTAR