31/08/2011
PF prende auditor e empresária.

PF prende auditor e empresária.

30 de agosto de 2011 08:320 comentários

Eduardo Fachetti
efachetti@redegazeta.com.br

Perfídia significa deslealdade, traição, infidelidade. Este foi o nome dado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) à operação que levou para a prisão um auditor da Receita Estadual acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Ele e outras duas pessoas  entre elas, uma empresária  estavam sendo investigados desde 2009. O esquema pode envolver outros auditores, contadores e servidores do Estado.

Por volta das 8h de ontem, o auditor Joubert Pitanga Costa foi detido em casa, em Vila Velha. Pouco depois, o Grupo Especial de Trabalho de Proteção à Ordem Tributária (GETPOT) também prendeu a empresária Caroline Brumatti Sabadini. Uma funcionária dela, que não terá o nome divulgado, também teve mandado de prisão expedido.

Segundo as investigações, o auditor exigia das empresas pagamento de propina. Durante a autuação, usando o nome da Secretaria da Fazenda, ele informava um valor superfaturado e dizia que se o contribuinte lhe pagasse determinada quantia poderia emitir uma autuação com valor reduzido. Ocorre que a soma reduzida seria, na verdade, a dívida real da empresa.

O segundo passo era a lavagem do dinheiro. Os cheques recebidos pela propina eram levados até Caroline Brumatti, a empresária detida, que os repassava em espécie aos integrantes da quadrilha ou por meio de depósito em contas correntes de terceiros.

Durante o cumprimento de um dos sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, um contador foi detido e levado à sede do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc). No escritório dele, na Enseada do Suá, foram encontrados carimbos falsos com a chancela da Secretaria da Fazenda.

Após prestarem depoimento, a empresária e a funcionária seriam liberadas pela promotoria. O auditor Joubert Pitanga Costa deve permanecer detido no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Viana por até cinco dias. A Corregedoria da Secretaria da Fazenda vai instaurar um Processo Administrativo Disciplinar para apurar o envolvimento dele no esquema.

Caso seja comprovado o envolvimento do auditor, ele será afastado das funções na Receita Estadual. A Receita informou, ainda, que as empresas auditadas por esse funcionário já estão sendo reauditadas. Ainda não é possível mensurar quanto em dinheiro foi movimentado pela quadrilha.

PF prende auditor e empresária  gazeta online.
« VOLTAR