23/08/2007
Importante - CCJ do Senado aprova projeto de lei com sugestões do Supremo

CCJ do Senado aprova projeto de lei com sugestões do Supremo


Sugestões encaminhadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) compõem Projeto de Lei aprovado hoje pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. De acordo com o projeto, processos penais contra funcionários públicos terão prioridade na Justiça, sendo concluídos de forma mais célere.

Além do Supremo, o projeto recebeu o apoio da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), que também colabora com o Grupo de Trabalho contra a Impunidade, que articula a aprovação de seis mudanças nos processos penais para combater a morosidade da Justiça Brasileira.

O projeto tem autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) e relatoria do senador Edison Lobão (DEM-MA). O texto (PLS 268/2007) foi aprovado por unanimidade e confere maior celeridade às ações penais contra funcionários públicos, priorizando o processo e julgamento, em todas as instâncias judiciais, dos casos que envolvam crimes contra a Administração Pública.

O PLS é o primeiro projeto dos seis que estão sendo analisados pelo Grupo de Trabalho criado, no âmbito da CCJ, a partir de requerimento da senadora Ideli, também coordenadora dos trabalhos. O grupo conta, ainda, com os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Romeu Tuma (DEM-SP) e Jéferson Peres (PDT-AM).

O objetivo dos senadores é o combate à impunidade, com foco na redução da morosidade penal, através de um esforço concentrado do Legislativo para aprovação de medidas que acelerem a tramitação de processos do Código Penal. Os senadores que integram a equipe têm prazo até setembro para discutir a agregação de todos os projetos que abordem o assunto.

O projeto de lei tem caráter terminativo, ou seja, não havendo recurso entre os senadores, o projeto será remetido diretamente para a Câmara dos Deputados.

Fonte STF
« VOLTAR