26/10/2011
Locadoras de carros suspeitas de burlar lei para sonegar impostos em MT

Locadoras de carros suspeitas de burlar lei para sonegar impostos em MT

26 de outubro de 2011 07:290 comentários

Redação 24 Horas News

Locadoras de veículos em Mato Grosso tentaram introduzir no Estado um grupo de 28 veículos de passeio zero-quilômetro oriundos de operações fiscais irregulares de vendas diretas da fábrica. Os carros foram comprados em São Paulo e emplacados em Belo Horizonte (MG). O procedimento fere a Lei Estadual n. 9.572/2011. Até que seja providenciada a alteração do emplacamento, os automóveis ficarão retidos no pátio da concessionária em Mato Grosso.

Pela legislação, as locadoras que atuam no Estado são obrigadas a licenciarem e emplacarem seus veículos em Mato Grosso. Cabe a concessionária filiada à montadora efetuar a mera entrega do bem, segundo o superintendente de Fiscalização da Secretaria de Fazenda, Último Almeida de Oliveira.

Os 28 veículos em questão foram faturados em São Paulo e emplacados em Minas Gerais, com nota fiscal para Mato Grosso, o que implica fortes indícios da falta de recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para Mato Grosso.

Além disso, agora, diante dos fortes indícios da falta de recolhimento do ICMS para o Estado, a equipe da Superintendência de Fiscalização da Sefaz vai realizar auditoria mais apurada dos documentos fiscais das operações para verificar se o imposto foi ou não pago a Mato Grosso. Caso seja confirmada a falta de recolhimento do ICMS para o Estado, a Sefaz vai autuar a montadora ao pagamento do imposto devido, mais multa.

O emplacamento dos veículos em Minas Gerais impossibilita a arrecadação do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para Mato Grosso. Por conta disso, a Sefaz vai suspender o benefício da isenção do IPVA no primeiro emplacamento dos automóveis em questão.

As operações correspondem à comercialização de aproximadamente R$ 670 mil, as quais gerariam cerca de R$ 60 mil de ICMS e IPVA para o Estado. A irregularidade foi detectada em monitoramento das notas fiscais eletrônicas emitidas pelo fabricante para o Fisco de Mato Grosso. A ação faz parte de monitoramento constante das operações de vendas diretas de veículos a consumidor, desde a emissão da nota fiscal até a entrega no Estado.

MT  24 Horas News  Seu portal de notícias em Mato Grosso.
« VOLTAR