07/12/2011
Malha fina da Receita pega menos neste ano

VALOR ECONÔMICO - BRASIL

Malha fina da Receita pega menos neste ano


A Receita Federal reteve 569.671 declarações de contribuintes do Imposto de Renda da Pessoa Física. Desse total, 320 mil apresentam omissão de rendimento do titular, dos dependentes ou receitas indevidas obtidas com aluguéis.

As demais prestações de contas reprovadas pelo Fisco apresentam dados tidos como incongruentes sobre despesas médicas. O número das declarações em malha fina neste fim de ano é menor que as 700 mil retidas no fim em dezembro de 2010.

A Receita reteve 1,533 milhão de declarações, das quais 964 mil saíram do sistema a partir da iniciativa dos contribuintes em solucionar as pendências por meio do site do fisco (www.receita.fazenda.gov.br). Os números consideram o total de 25,546 milhões de declarações entregues neste ano.

Os dados foram divulgados ontem pelo supervisor do programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir. Ele advertiu que somente os contribuintes que esclarecerem os dados considerados incorretos receberão as restituições a serem feitas pela Receita.

No dia 15, o Fisco paga o último lote em depósitos a 86.979 contribuintes. Os que não forem contemplados, e que estão em malha fina, deverão aguardar até janeiro para agendar um atendimento nas agências da Receita. As regras do Imposto de Renda de 2012 serão apresentadas no fim de janeiro.

Luciana Otoni - De Brasília





« VOLTAR