Adesão dos auditores é de 80% na operação padrão e crédito zero
24 de junho de 2012
Brasília, 22 de junho de 2012 Ao fazer um balanço de cinco dias de operação padrão e crédito zero, o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, considera que o movimento dos auditores fiscais em todo o País está com adesão acima dos 80%. E por causa disso projeta: já a partir da próxima semana, o Governo vai começar a sentir mais intensamente os efeitos da retenção de cargas em portos e aeroportos.
O que se vê é que mercadoria não está chegando. O Governo está olímpico, mas os efeitos vão começar a se fazer perceber assim que os empresários começarem a reclamar. Não apenas por meio de ações judiciais, mas vocalizados também por deputados que representam grupos de interesse, destacou.
Segundo Delarue, à medida que os protestos da indústria e do comércio se intensificarem, o Governo não poderá ignorá-los. E ele calcula que não vai demorar para a categoria ser chamada para a negociação.
Delarue observou ainda que as operações padrão e crédito zero têm demonstrado que são uma eficiente forma de mostrar a insatisfação dos auditores fiscais. Afinal, o protesto é feito dentro do local de trabalho.
Entre os destaques da semana está a ida de Delarue a Santos, quarta-feira, para reunião com a categoria. No encontro, convenceu os auditores locais a não cruzarem os braços os cinco dias da semana, como ameaçavam. Acertou-se que a operação padrão será realizada durante três dias e, nos outros dois, paralisação geral.
Em Foz do Iguaçu, já na quarta-feira o pátio de caminhões da aduana estava completamente tomado. O resultado da operação padrão foi uma fila de veículos na entrada da cidade.No caso de Manaus, os empresários contabilizavam prejuízos. Segundo Eduardo Toledo, presidente da Diretorial Sindical local, indústrias se movimentavam para tentar a liberar mercadorias por meio de liminares. O faturamento diário do Polo Industrial é calculado em US$ 16 milhões por dia.
SINDIFISCO - Fábio Grecchi Assessor de Imprensa (61) 3365-3327 / 9924-0773
|