Dois Camaros e uma Ferrari são apreendidos na capital
Veículos de luxo foram comprados por empresas em nome de laranjas para não pagar IPI...
A Receita Federal em Curitiba realizou a apreensão de três automóveis conversíveis de luxo. Os carros - dois Camaros e uma Ferrari Califórnia - pertencem a pessoas que usavam laranjas nas negociações. O valor de mercado dos veículos foi estimado em R$ 1,6 milhão.
A investigação durou meses e o procedimento de fiscalização foi encerrado ontem (21). De acordo com a Receita, pessoas físicas emprestavam seus nomes para acobertar os reais importadores dos bens e simulavam as operações que, na realidade, eram feitas por pessoas jurídicas.
Em entrevista à CGN, a inspetora-chefe Claudia Regina Leão do Nascimento Thomaz, informou que durante a investigação foi constatado que essas pessoas não tinham condições financeiras para realizar as importações. Elas recebiam o dinheiro das empresas para fazer a operação e registravam que o carro seria para uso próprio. O que seria feito com os veículos depois não se sabe, pois eles não chegaram a sair da estação aduaneira já que a fraude foi descoberta por nós. São empresas de diversos ramos econômicos, explica.
Com isso, os infratores não pagavam o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na importação do veículo. Alguns juízes estavam concedendo liminares considerando que pessoa física não precisa pagar IPI na importação, o que é um entendimento errado, comenta a inspetora.
A Receita vai solicitar o repasse dos bens em favor da União.
Publicado em 22 de Agosto de 2012 às 09h14min | Neo Gonçalves | CGN | Atualizado às 11h16min
|